domingo, 31 de Maio de 2009

Má conduta científica

Já aqui nos referimos muitas vezes a má conduta científica. Uma prática estabelecida na investigação científica relacionada com os temas do ambiente. Mas agora saiu um artigo sobre quantos cientistas fabricam e falsificam investigação.

Os resultados não me surpreendem. Aliás, não consideram concerteza a investigação na área do ambiente, e depois de uma aturada leitura, nem um exemplo é mencionado. Mas sigam os resultados: 1.97% dos cientistas admitiram o fabrico, falsificação ou modificação de dados ou resultados, pelo menos uma vez! 33.7% admitiram outras práticas de investigação questionáveis. Mas estas são as estatísticas na primeira pessoa. Quando se fala sobre os colegas, os valores sobem para 14.12% e 72%, respectivamente!

Mas como estes resultados resultam de inquéritos, é fácil perceber quantos mentiram!

www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0005738
http://en.wikipedia.org/wiki/Research_misconduct

sábado, 30 de Maio de 2009

Mais mínimos no Sol

A NASA reviu a previsão que tinha efectuado em 2007. Segundo a previsão de há dois anos, o mínimo solar deveria ter ocorrido em Março de 2008, com o máximo a ocorrer em 2011. Vários modelos concorrentes competiam entre si, mas Dean Pesnell, do Goddard Space Flight Center, da NASA, resume a questão com o facto de nenhum dos modelos estar correcto, acrescentando que o comportamento do Sol é inesperado e muito interessante!

Nos últimos dois anos, foram batidos os recordes mínimos da era espacial, no número de manchas solares, vento solar e níveis de radiação solar. Se a nova previsão bater certo, o ciclo solar 24 atingirá um pico de 90 manchas solares, o menor número de qualquer ciclo desde 1928, que registou 78. Em 2009, mais de 80% dos dias não registaram qualquer mancha solar, pelo que a manter-se assim, os anos de 2007 a 2009 estarão todos nos dez anos com menos manchas solares dos últimos 100 anos.

Por isso vale a pena recordar apenas uma das muitas previsões do passado, como aquela que está no segundo link... Parece ser mais provável acertar no Euromilhões, que estes cientistas todos acertarem no comportamento do nosso Sol. Que eles não controlam nem podem manipular, tal como eu o Euromilhões!

http://science.nasa.gov/headlines/y2009/29may_noaaprediction.htm
http://science.nasa.gov/headlines/y2006/10mar_stormwarning.htm

quinta-feira, 28 de Maio de 2009

Glaciares a avançar depressa

As notícias sobre glaciares são sempre numa única direcção: sempre a recuar! Mas nem tudo o que vem nos media é verdade. Um exemplo flagrante é dado pelo glaciar Hubbard, no Alaska. O bicharroco está a avançar à módica quantia de 2 metros por dia.

Mas o problema nem sequer é o avanço. Esse avanço pode levar ao fecho do fiorde de Rusell, criando um lago enorme, que causará danos ecológicos significativos, por um terreno marinho ser inundado por água fresca. Ao ritmo de avanço actual, tal deverá acontecer durante o Verão.

Na verdade, para aqueles lados podemos verdadeiramente falar em arrefecimento global. Continua a nevar no Canadá, um acontecimento muito raro em finais de Maio. As plantas não florescem. Os campistas acordam com valentes nevões. E todos se queixam para aqueles lados, ansiando pelo prometido aquecimento global.

Nada muito diferente do que se passa por terras lusas. Porque não passam por lá os Ice Care?

www.freerepublic.com/focus/news/2249100/posts
http://pathstoknowledge.wordpress.com/2009/05/19/its-weather-and-climate-20cm-of-snow-in-edmonton-area-may-19th-2009/
http://members.shaw.ca/ocl3/campout.jpg

quarta-feira, 27 de Maio de 2009

Sexo em Copenhaga

A cimeira "World Business Summit", que acabou ontem em Copenhaga, serviu para um conjunto de empresários e CEOs definirem uma dieta de carbono. Mas para além disso, parece que se andaram a divertir...

Durante a noite, muitos desses empresários, políticos e funcionários do clima, foram aquecer. "Miss Dina", uma prostituta, afirmou que tem andado extremamente ocupada. Para ela, os políticos precisam de relaxar depois de um dia longo. Várias agências de acompanhamento e outras prostitutas concordaram que as cimeiras em Copenhaga são boas para a economia.

Como será em Dezembro?

http://politiken.dk/newsinenglish/article719339.ece

terça-feira, 26 de Maio de 2009

Aviões atrás da energia eólica

É mais um problema engraçado causado pela energia eólica. A entidade que gere o espaço aéreo em Inglaterra, Nats (National Air Traffic Services) pediu à empresa americana Raytheon para desenhar o primeiro sistema mundial que permita aos radares observar o que se passa atrás dos parques eólicos. E ao mesmo tempo é inteligente, pois é a indústria do vento que vai pagar os 5 milhões do estudo.

As turbinas eólicas criam um efeito Doppler à medida que giram, o qual aparece nos écrans de radar. Aviões que passem na área podem pura e simplesmente desaparecer, perdendo os controladores aéreos a capacidade de os gerir. Adicionalmente, em termos militares há a preocupação de que bombardeiros estrangeiros possam atacar protegidos por tais moinhos. Será que foi isso que confundiu o OVNI???

http://business.timesonline.co.uk/tol/business/industry_sectors/transport/article6355764.ece

domingo, 24 de Maio de 2009

Recuo de glaciares e descida dos níveis do mar


Uma das consequências do recuo dos glaciares é quase sempre associada à subida dos níveis dos mares. Mas há algumas excepções. O caso da Escandinávia é um dos mais bem documentados, em que o nível do mar no golfo de Bothnia está a descer a cerca de 11mm por ano.

Mas um caso recente mostra como este fenómeno ocorre em mais locais do mundo. No Alasca, Morgan DeBoer abriu um campo de golfe de nove buracos há dez anos, em terra que estava submersa há 50 anos atrás, quando os seus pais aí se instalaram. A linha de costa recuou efectivamente mais de um quilómetro, e daí para cá, está a pensar acrescentar mais 9 buracos, à velocidade a que o mar se retira.

Este acontecimento levanta naturais disputas sobre a propriedade da nova terra. Pertence ao proprietário que antes confinava com o mar? Pertence ao estado? Com uma descida de cerca de 3 metros verticais em pouco mais de 200 anos, e uma previsão média de quase mais um metro até 2100, muita mais terra vai nascer. Todavia, para DeBoer, a descida é superior a 7 cm por ano, pelo que a valorização da sua propriedade parece ser um facto!

www.nytimes.com/2009/05/18/science/earth/18juneau.html
www.gustavus.com/activities/golf.html

sexta-feira, 22 de Maio de 2009

Ciclo das notícias científicas

O cartoon ao lado parece resumir perfeitamente o que se passa nos media com as notícias do Aquecimento Global, Alterações Climáticas e outras que tais. Cliquem nela para a ver em maior detalhe, porque é mais uma imagem que vale por mil palavras...

www.phdcomics.com/comics/archive.php?comicid=1174

Justiça Ambiental

A notícia do Público de hoje, relativa ao facto do Ministério do Ambiente perder metade dos recursos judiciais contra multas, deve dar que pensar. Ainda por cima quando está fresca na nossa mente a redução das multas ambientais, proposta recentemente, e hoje abordada no Parlamento.

Nos últimos dois anos, das 1723 decisões judiciais sobre recursos relativos a multas ambientais, 841 casos (49%) resultaram em absolvição do alegado infractor. Da multa originalmente aplicada pela IGAOT, apenas em 20% dos casos se manteve esse valor.

Ora, é no valor das multas que está, portanto, o busílis da questão. Quando uma estrutura se financia de uma forma relevante pelas coimas que aplica, a tendência é para se ser cada vez mais guloso e avarento. Logo, coima-se a torto e a direito. Mas, depois não há dinheiro! O resultado está à vista...

http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1382219&idCanal=92
http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1377828&idCanal=92

quarta-feira, 20 de Maio de 2009

Videos estúpidos

A Oxfam é uma organização inglesa que se lembrou de fazer um concurso louco sobre o Aquecimento Global. O objectivo é escolher o melhor video que ilustre como será importante a reunião de Dezembro, em Copenhaga. Para uma ideia de como os vídeos são interessantes, objectivos e altamente científicos, deêm uma vista de olhos abaixo.

www.youtube.com/canneslions



segunda-feira, 18 de Maio de 2009

Informação de combustível nas auto-estradas

A disponibilização de informação dos preços de combustíveis nas auto-estradas portuguesas foi um folhetim muito interessante. Muitos atrasos, indevidamente justificados pelo eterno José Horta da APETRO. Tiveram seis meses depois de sair o Decreto-lei 120/2008, mas em Novembro de 2008 pouca coisa deveria estar feita. Depois era para ser em Fevereiro, depois em Março, e em Abril, mas ainda hoje não estão todos a funcionar!

Ainda não tive oportunidade de ver um, mas um leitor da região Centro teve a amabilidade de enviar uma foto de um desses paineis da auto-estrada do Norte. A imagem vale mais uma vez por mil palavras! Para que servem os paineis se os preços são quase todos iguais? Aliás, a diferença de 0.001 euros a mais no preço do gasóleo, e logo na estação a seguir, deve servir apenas para afastar a Autoridade da Concorrência de intervir, argumentando uma saudável concorrência!

E agora? O Pinho? O Horta? O Sebastião? O que é que eles têm a dizer?

http://ultimahora.publico.pt/noticia.aspx?id=1353434

domingo, 17 de Maio de 2009

Lei dos Poços

Esta é mais uma das leis com que os políticos andam entretidos. E foi notícia recentemente porque se adiou um ano na obrigatoriedade de todos os portugueses regularizarem os títulos de utilização de recursos hídricos previsto no Decreto-Lei n.º 226-A/2007. Esse decreto-lei estipula essa obrigatoriedade para todos os proprietários de terrenos em que haja qualquer tipo de utilização dos recursos hídricos, existentes e que não esteja legalizada, sejam eles poços, noras, furos, minas, charcas, barragens e ou açudes, quer se destine para consumo humano, rega ou actividade industrial. O pedido de regularização não tem custos directos (por enquanto), mas implica a entrega de vários documentos (identificação do utilizador, tipo e caracterização da utilização, identificação do local com indicação das coordenadas geográficas). Quem não o fizer é multado, no mínimo em 25 mil euros!

Há muitos anos, questões de água eram tratadas à sacholada. Ora, isto só vai poder dar confusão. Estão a ver a quantidade de poços, noras, furos, minas, charcas, que há por aí? Muitos secos, enferrujados ou vazios? E já agora, obrigar todos os proprietários a fornecer as coordenadas geográficas? Ai sachola!

www.dre.pt/pdf1sdip/2007/05/10502/00240049.PDF
www.ctic-pt.eu/if_info.aspx?guid=68411449-a1d6-4d54-a9be-fecdd9149016

sábado, 16 de Maio de 2009

Expedição da treta

Chegou ao fim aquela que é certamente uma das maiores expedições da treta de sempre. Já aqui me referi a ela várias vezes, mas interessa fazer um balanço final.

Primeiro, pelo final. Pen Hadow afirmou que o degelo este ano chegou mais tarde. Mas que grande mentira! Há muitos anos que o Árctico não tem tanto gelo! E ele deve saber o que os especialistas dizem, quando afirmam que o dia 30 de Abril é considerado o último dia para retirar alguém dos gelos do Polo Norte. O que à latitude a que eles estavam, será certamente mais cedo, pelo que eles tiveram direito a no mínimo mais 15 dias!

Depois, pelos objectivos não cumpridos. Ficaram a meio do objectivo. Adicionalmente, os equipamentos não funcionaram, porque ninguém pareceu compreender que realmente faz muito frio para aqueles lados. Também pelos anseios finais, como uma boa refeição e cama...

Adicionalmente, são muitas as mentiras. Os dados biométricos do site foram claramente considerados como falsos. A última é a de que fizeram 1500 medições no gelo, mas como não tinham equipamento, tiveram que ser resultado de furos manuais do Pen Hadow. Dá mais de 20 medições por dia, mas como o próprio site deles diz, cada furo manual demora 20 minutos, e dedica a isso 4 horas do dia. Quando sai da tenda, claro está! Em que ficamos?

O que gostei mais foi a ideia que prevalece do Árctico: que continua muito frio por lá, e que há gelo em abundância. E provado por uma expedição de ciência a sério, que detectou gelo mais espesso, quando comparado com anos anteriores, e que curiosamente passou mesmo ao lado da expedição da treta. Com muita menor produção de CO2!

http://news.yahoo.com/s/ap/20090514/ap_on_re_ca/cn_canada_britain_polar_explorers
wattsupwiththat.com/?s=catlin

Circulação termoalina engatada

Um estudo muito recente, publicado na Nature, equaciona de forma muito interessante a teoria da circulação termoalina. Baseado no comportamento de sondas oceânicas nos últimos anos, os cientistas comprovaram que apenas 8% das sondas permaneciam na "Deep Western Boundary Current", junto à plataforma continental da América do Norte, onde supostamente deveriam permanecer.

Como se pode ver na imagem, as sondas fugiram da teoria prevalecente. As implicações são ainda desconhecidas, mas desde já se realça como é pequeno o nosso conhecimento sobre uma série de aspectos que influenciam o planeta Terra. E como é importante sair do gabinete e laboratório, e analisar verdadeiramente o que se passa.

www.nature.com/nature/journal/v459/n7244/full/nature07979.html
www.eurekalert.org/pub_releases/2009-05/whoi-sfs051309.php

Bravo e Charlie

Já estamos na época de incêndios. Começou ontem. Com pompa e circunstância! Com 6000 elementos, 1600 veículos, 24 meios aéreos no terreno e 66 postos de vigia da responsabilidade da GNR. Daqui a 6 semanas, vão estar operacionais 9830 elementos, a maioria dos quais bombeiros, 2276 viaturas, 56 meios aéreos e 236 postos de vigia da GNR.

O secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, assegura: "Posso garantir ao país que estamos em condições de responder aos incêndios florestais como respondemos no ano passado e há dois anos", acrescentando que "tudo foi feito do ponto de vista dos meios disponibilizados, recursos financeiros, humanos e técnicos".

O problema é que continua tudo na mesma. Quer dizer, não. Este Inverno choveu mais, hoje chove no norte, e por isso o Secretário de Estado deve estar todo contento do primeiro dia de resultados. E entretanto os níveis de biomassa florestal estão de regresso aos de 2005! Por isso, se este arrefecimento não persistir, alguns vão ter muito trabalho no Verão. Incluindo o secretário de Estado, nessa altura em pré-campanha eleitoral...

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1380774&idCanal=62
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1233985

quarta-feira, 13 de Maio de 2009

Óbidos Solar

Ao princípio ainda pensei que pudesse ser gralha dos jornalistas. Mas não! Está escarrapachado no site da Câmara Municipal de Óbidos: O projecto "Óbidos Solar" tem como meta a instalação de painéis fotovoltaicos e solares térmicos para acesso à microgeração em 1500 fogos no Concelho. Até aqui, tudo bem.

O problema está no investimento. São apenas 37 milhões de euros. Ora isso dá a módica quantia de quase 25000 euros por cada um dos 1500 fogos! O retorno seria supostamente, como diz o site da Câmara, na redução da sua factura energética, pelo uso de energias renováveis na produção de energia eléctrica e Águas Quentes Sanitárias (AQS). Para quanto tempo acham que dá 25000 euros em energia?

O que vale é que o projecto só é apresentado detalhadamente daqui a umas semanas. Talvez aí se perceba onde estão as contas engatadas...

www.jornaldascaldas.com/index.php/2009/05/13/projecto-obidos-solar/
www.cm-obidos.pt/News/newsdetail.aspx?news=6151d1f9-7466-4393-8560-442d7ce1211a

terça-feira, 12 de Maio de 2009

Mais notícias do Tua


Este é um dia esclarecedor para a barragem do Tua. Ontem, perto de Mirandela, aconteceu mais um descarrilamento. Como também é habitual, havia uma multidão a bordo, com três passageiros. Não tem nada a ver com os outros acidentes, dizem os responsáveis...

Também ontem, o Ministério do Ambente emitiu uma Declaração de Impacto Ambiental "favorável condicionada" à construção da barragem de Foz Tua, impondo o estudo de uma linha ferroviária alternativa à actual, para garantir e salvaguardar os interesses e a mobilidade das populações locais e potenciar o desenvolvimento socioeconómico e turístico

Quem conhece a região sabe que tal é impossível. Ou então fazem um metropolitano (que não de superfície) de vez! Mas, ou muito me engano, ou esta é a machadada na barragem tão necessária. Um Foz-Coa II? Uma vergonha!

www.tvi24.iol.pt/sociedade/metro-mirandela-carvalhais-linha-do-tua-tua-descarrilamento/1063308-4071.html
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1380133

domingo, 10 de Maio de 2009

Temperaturas não são de confiança

Anthony Watts é uma referência obrigatória no equacionamento da ciência subjacente às teorias do Aquecimento Global. A pergunta feita é simples: Podemos confiar nos termómetros que supostamente nos dizem que a Terra está a aquecer?

As temperaturas oficiais dos Estados Unidos são baseadas em 1221 estações de monitorização do clima, da responsabilidade da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration). Nos últimos anos, Anthony Watts e uma equipa de mais de 650 voluntários inspeccionaram visualmente e fotograficamente mais de 860 dessas estações.
.
Os resultados foram absolutamente chocantes. Desde ar condicionados a soprarem para as estações, até 68 estações em ETAR's, onde a temperatura é consistentemente superior às redondezas. 89% das estações nem sequer cumprem os requistos da NOAA, o que significa que reportam temperaturas superiores ao correcto.

A conclusão é impressionante: As temperaturas dos Estados Unidos não são de confiança! Os erros reportados superam a suposta subida de 0.7ºC do século XX! Como as temperaturas dos Estados Unidos são supostamente as melhores do mundo, nem queiram saber como são as restantes! Não percam o relatório no primeiro link abaixo, e a visita ao site original do projecto.

http://wattsupwiththat.files.wordpress.com/2009/05/surfacestationsreport_spring09.pdf

sábado, 9 de Maio de 2009

Subsídios Solares em Espanha

Não há dúvida que Espanha é um dos líderes no estoirar de subsídios em energia solar. Como se pode ver na notícia da Bloomberg abaixo, todos foram a correr para Espanha investir, em função do retorno inacreditável (para os promotores, claro) do investimento em energia solar.

Aparentemente, há projectos para 14GW, o equivalente a mais ou menos 300 Amarelejas! E com o Governo a obrigar ao pagamento de 300 euros por MWh, sete vezes mais que o que paga pela energia a carvão ou gás natural, não faltam obviamente investidores... O problema é que a brincadeira custará 4000 milhões de euros apenas este ano (inclui igualmente energia eólica, biomassa e co-geração). Não admira pois, como todos já sabem, que a crise esteja bem instalada em nuestros hermanos!

www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601109&sid=aCGsB8hGkDIg&refer=news
www.cne.es/cne/doc/publicaciones/cne53_09.pdf

quinta-feira, 7 de Maio de 2009

Crise em Espanha

Duas notícias recentes sobre Espanha mostram como as notícias que nos chegam estão completamente controladas por loucos.

A primeira é relativa ao facto das emissões de dióxido de carbono (CO2) terem caído 8% durante o último ano. Tal foi divulgado pela secretária de Estado espanhola para as Alterações Climáticas. É uma melhoria histórica, assim como é histórica a crise que afecta o país vizinho. "O cenário para cumprir Kyoto vai bem", afirmou Ribera, enquanto outros falam já na bancarrota do Estado espanhol. A alguém escapa a correlação entre ambas?

Noutra notícia, a Greenpeace alerta para o facto de que Espanha sofrerá as piores consequências da Europa no que diz respeito à subida da temperatura, com um aumento que será superior ao dobro da média global: 1,5 graus. Mas o que mais me chamou a atenção foi o prognóstico na economia, nomeadamente no turismo e nas pescas. Falam nomeadamente sobre o fecho das estações de esqui, quando a época de esqui deste ano foi certamente a melhor de sempre no país vizinho! Mas o adjectivo apropriado para esta época de esqui é épica, conforme a terceira notícia! Por onde anda a Greenpeace?

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1378778
http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1223430&seccao=Biosfera
www.skiinfo.com/News-104-en.jhtml?aic=161761

terça-feira, 5 de Maio de 2009

Cabras do Google


Uma das empresas de maior reconhecimento na Internet passou-se para o lado dos tretas. Então, não é que o Google resolveu alugar cabras para lhes mondar a relva? A justificação para cortar a relva é evitar os fogos. E para evitar utilizar os cortadores de relva, que gastam gasolina e fazem barulho, mandaram vir uns animais, alugados à California Grazing. Esta empresa tem 800 cabras, amigas do ambiente, que estão prontas para darem conta de quaisquer ervas daninhas!

Durante uma semana, 200 cabras passearam-se por Mountain View. Comeram ervas e fertilizaram o terreno ao mesmo tempo. Para crescerem mais ervas. E emitirem mais um bocado de CO2 e metano... Onde apostam que chegam estes simpáticos animais primeiro, em Portugal?

http://googleblog.blogspot.com/2009/05/mowing-with-goats.html

domingo, 3 de Maio de 2009

Bombeiros de Mérito

Quatro bombeiros voluntários de Castro Daire ganharam o "Prémio Bombeiro de Mérito, da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), que irão receber no dia 31 de Maio. Vestidos com equipamento de protecção individual de combate aos incêndios urbanos, os bombeiros acabaram por resgatar 2 seguranças de um parqué eólico, coberto de neve. Ora aqui está um exemplo de uma notícia adequada ao terror do Aquecimento Global...

Nessa altura, nos finais de Novembro do ano passado, não eram só os seguranças que estavam em apuros. Na verdade, foram centenas as pessoas e viaturas retidas. Para os seguranças, foi solicitado o helicóptero de Santa Comba Dão, que teve falta de visibilidade, activada a equipa com moto de neve dos bombeiros de Seia, que sentiu muitas dificuldades para sair do Sabugueiro. Nem o limpa neves da Estradas de Portugal, nem a máquina da autarquia conseguiram ajudar, tal era a quantidade de neve.

Fernando Albuquerque, adjunto do comando, informou de que tinha uma equipa apeada pronta a intervir, uma vez que havia a noção de que estavam duas pessoas em risco, já sem combustível e sem alimentos. Segundo Fernando, a equipa levava sobretudo «muito boa vontade, muita garra», mas pouco equipamento: cada um tinha um rádio de comunicações portátil, lanternas para enfrentar a noite que entretanto ia cair, uma pá e o equipamento de protecção de combate aos incêndios urbanos. Os outros bombeiros premiados, que interessa aqui também referir, foram Bruno Esteves, Carlos Almeida, e
Márcio Ferreira

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=133369
www.bvcd.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=256&Itemid=4

sábado, 2 de Maio de 2009

Fim do mundo em Julho de 2017

A fim do mundo vem aí. É claro que estamos cada vez mais próximos! Mas para o Príncipe de Gales, faltam apenas 99 meses para esse fim. A contagem decrescente começou há mais de um mês no Brasil, e na verdade não são 99, mas quase 98 meses, antes de alcançarmos o ponto de não retorno...

Para o Príncipe Carlos, os 99 meses passarão num ápice. Bem sabemos que para ele o tempo passa de uma forma diferente, enquanto espera o trono. Felizmente, esperemos que ele espere muito mais. Enquanto esperam, deêm uma leitura ao discurso dele, que é um amontoado de disparates, desde Veneza à Antárctida...

Entretanto, durmam descansados. Porque este mesmo príncipe da treta disse há um ano que faltavam 18 meses. Pelas minhas contas, é daqui a seis meses...

www.princeofwales.gov.uk/speechesandarticles/a_speech_by_hrh_the_prince_of_wales_to_the_italian_chamber_o_1769057273.html
www.telegraph.co.uk/news/newstopics/theroyalfamily/1961719/Prince-Charles-Eighteen-months-to-stop-climate-change-disaster.html

sexta-feira, 1 de Maio de 2009

Pen Hadow's à portuguesa

Depois da vergonha que está a ser a expedição Catlin ao Árctico, temos agora o exemplo de ilustres desconhecidos portugueses! José Maria Abecasis Soares, e companhia, criaram o projecto ICE CARE, através do qual se propõe escalar, de 2009 a 2012, cinco glaciares para mostrar que o aquecimento global já está em marcha. Será interessante saber quem mais os vai financiar, porque para já o Meo já está na corrida...

Do Kilimanjaro ao Jungfrau, estes senhores vão provavelmente descobrir, nos próximos anos, verdades inconvenientes! No Kilimanjaro já aqui nos referimos a ele. Da Suiça, para quem não sabe, este tem sido um Inverno para esquecer... Aliás, hoje basta olhar para o site skiinfo.com de hoje, e verificar os títulos, para ver como vai o mundo da neve:

-Southern Hemisphere Ski Season Starts Five Weeks Early
-End Of Season Snow Boost For French Alps
-Big New Snow In Italy
-More Resorts Extend Season In To May As Epic Season Continues With Fresh Snow In Spain

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1377796&idCanal=2100
www.swisster.ch/en/news/society/record-breaking-snow-provokes-200-accidents_117-1148626