quinta-feira, 8 de julho de 2010

Climate-gate

Os alarmistas andam todos contentes! Saiu um relatório que branqueia as actividades criminosas e de fraude científica da CRU (Climatic Research Unit), da Universidade de East Anglia, e que se designa por Climate-gate. Pessoalmente tinha a certeza que seria um branqueamento, dado o clima político que se vive no Reino Unido. Nunca eles iriam admitir a verdade de que andam a cometer fraude científica! Mas, por mim, é bom ver Phil Jones voltar ao activo; é sinal de que teremos muitas mais tretas para relatar!

Voltando ao relatório do burocrata Muir Russell, é difícil esquecermos a figura de Sir Humphrey, da série inglesa Yes Minister. A forma enviezada como o relatório foi constituído está a ser completamente desmanchada. Até o suspeito alarmista Guardian desanca na equipa de Jones et al. Roger Pielke descreve aqui como Russell não faz ideia de como funciona o IPCC. Ou como Steve McIntyre refere aqui, a culpa é dos computadores e do email, mas não dos cientistas. E isto são apenas as reacções preliminares... Mas, se alguém se referir à manutenção da qualidade da ciência, invocando este relatório, o próprio Russell balda-se com um esclarecedor (realce da minha responabilidade):

It is important to note that we offer no opinion on the validity of their scientific work. Such an outcome could only come through the normal processes of scientific debate and not from the examination of e-mails or from a series of interviews about conduct.