Via Espectador Interessado, tomei conhecimento de mais uma história deliciosa sobre os carros eléctricos. Já havíamos falado sobre a ocorrência de explosões em carros eléctricos, mas fui investigar mais um bocado... A segurança dos carros é, felizmente, um assunto levado muito a sério, e muitas vezes um pequeno defeito é o suficiente para os construtores terem que recolher os automóveis, e corrigir o problema.
Agora é a vez do Volt. Descobriu-se que as baterias pegam fogo em determinadas circunstâncias, e das quais os engenheiros da GM ainda nem têm bem consciência das razões! Mas o problema é que acontecem repetidamente, e quando lhes apetece! A desculpa da GM é que estes fogos ainda só aconteceram em laboratório... Pudera! Ainda há tão poucos cá fora, mas mesmo nesse aspecto até a GM está enganada. É que uma pesquisa rápida pela Internet permitiu-me descobrir pelo menos dois exemplos de Volts que foram imolados pelo fogo...
Ainda pior: começam a surgir relatos de que estas notícias têm sido encobertas, para proteger as de si já fracas vendas deste modelo da General Motors... Na verdade, as vendas do Volt nos Estados Unidos são uma grande desilusão, e com a oferta da GM de os voltar a comprar aos donos descontentes, estamos cada vez mais pertos da re-edição da história do EV1, da mesma General Motors.
Bónus: Um leitor atento fez-me chegar uma notícia absolutamente fresquinha: Nissan suspende investimento de 156 milhões na fábrica de baterias em Aveiro que já havia nascido muito torto, como havíamos referenciado aqui.