Um dos leitores enviou-me um artigo da Auto Hoje, de 21 de Outubro, visível na imagem ao lado (com um clique torna-se legível). Imediatamente se destaca a matrícula espanhola do carro de testes, o que evidencia realmente como Portugal está na liderança, neste domínio. O jornalista depois é pormenorizado: o Leaf consegue andar 114.8 Km. Mas ele anota que depois de percorridos apenas 6.8 quilómetros, a autonomia tinha descido dos 160 Km para os 115 Km! E quando o jornalista se mete na A5 a caminho de Cascais, o carro é uma lesma e a autonomia desce para 47Km... No regresso pela Marginal, a bateria começou a ficar fraca... Pouco depois entra em funcionamento o modo tartaruga...
Depois, prometeu-se uma fábrica de baterias para Aveiro, para dar emprego a umas duas centenas de pessoas. Que começaria a ser construída até ontem (o Outono acabou), mas de cujo lançamento não ouvi falar. Seria muitíssimo mais interessante ver o Primeiro ministro a lançar mais uma empresa, do que a receber as chaves de um popó eléctrico. Mas parece que não fui o único a dar por ela, e um deputado do PSD até descobriu que serão provavelmente as empresas LG Chem e NEC a fabricar tais baterias... E parece que tem razão, pois eles andam-se a gabar desse grande negócio há já uns meses!
A maioria dos emails referencia a barbaridade da afirmação de José Sócrates, de que os carros eléctricos "não tem emissões". Ai se ele soubesse! Por tudo isto, nunca estive tão alinhado com as palavras do Henrique Neto:
Não tenho nada contra José Sócrates. Se ele se limitasse a ser um vendedor de automóveis. Mas ele é primeiro-ministro e está a dar cabo do meu país. Não é o único, mas é o mais importante de todos. |