terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Escalonamento dos custos

Na senda das deambulações anteriores, e nomeadamente depois das notícias de ontem do Público, apresento mais um gráfico interessante aos leitores. Este foi obtido num extenso documento da ERSE, sobre as tarifas para este ano de 2010. No gráfico ao lado, obtido a partir da página 68 do PDF, podem-se observar os proveitos a recuperar nos próximos anos. Vejamos, nas palavras da ERSE, porque isso é necessário:

Para além dos custos anuais e dos ajustamentos referentes a anos anteriores, é necessário ainda incorporar nos proveitos (a recuperar anualmente) valores que não foram incluídos nos proveitos a recuperar com as tarifas de 2006, 2007 e 2009 e ainda os custos para a manutenção do equilíbrio contratual das centrais da EDP Produção que cessaram os contratos de aquisição de energia com a REN.

Agora, cliquem na imagem, para obter uma em mais alta definição. Vejam como durante 8 anos estão 266 milhões de euros anuais escondidos. Depois mais sete anos, cada um com 226 milhões de euros! Todos os valores relacionados com custos que foram varridos para debaixo do tapete, nos últimos anos. Todos os valores cedidos a terceiros, a uma taxa de juro desconhecida. Todos a serem pagos por quem cá estiver, anualmente até 2027!