quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Fretes ao Governo

Os Media têm estado a dar-se conta das consequências da errada política energética do nosso desGoverno, e que se traduz por mais uns inaceitáveis aumentos da electricidade. Têm sido tantas as barbaridades que tenho lido hoje, que teria matéria para posts e posts! Claramente, muitas dessas notícias e mesmo editoriais, são fretes ao Governo. Quase todos os argumentos já foram desmontados aqui no passado; todavia, ainda é compreensível, porque muitos jornalistas ainda não conhecem o Ecotretas.

Mas uma das mais interessantes veio, como de costume, do Público:

Os dados baralham a ideia tradicional de que os países com energia nuclear vendem energia mais barata, já que se verifica que na UE parte deles tem preços mais competitivos que Portugal e parte tem mais elevados. Em relação à média europeia, os portugueses pagam menos 2,6 por cento (domésticos) e menos 7,4 por cento (indústria).

Eu bem sei que a Lurdes Ferreira, cujas iniciais assinam o artigo, anda permanentemente baralhada... E os leitores habituais do blog sabem que eu sou contra o nuclear, em Portugal. Porque pensa a Lurdes que em Espanha, a subida dos preços foi devida ao nuclear? E esconde convenientemente a referência a França, país por excelência do nuclear na Europa? Por isso, volto a colocar o gráfico de há duas semanas atrás (leiam o post para perceber que há um gato), dos dados do Eurostat que a Lurdes menciona, para que todos percebam que a subida de tarifas em Espanha foi devida, tal como cá, à recente política das renováveis (eólica + solar), enquanto em França o preço é, neste momento, bem inferior ao dos países ibéricos!