quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Frio e desgraça

Isto do frio já tinha começado, no nosso Verão do hemisfério Norte, mas de frio no hemisfério Sul. No Peru, centenas de pessoas morreram de frio até finais de Agosto, a maioria delas crianças. Mas o que realmente anda nas notícias, e que levou múltiplos leitores a enviarem-me links, foram os últimos dias de frio.

Na Europa, a quantidade de mortos não pára de subir. Um dia são 40. Ou então 60. Mais recentemente, só na Polónia já se contam 52. No Reino Unido são pelo menos 10. Por cá tivemos também pelo menos uma infeliz ocorrência, derivada da limpeza da neve... No Reino Unido, as pessoas são desalojadas, porque a neve é tanta, e os edifícios já racham!

Mas os reformados ingleses é que sabem! Eles têm uma nova solução este ano para o problema. Depois do ano passado terem andado a aquecer-se com enciclopédias, este ano parece que a táctica é entrar num autocarro e andar às voltas. Não interessa que se consuma CO2 no processo; afinal os seus passes são gratuitos, pelo que é um esquema barato para se manterem quentinhos. Outra estratégia que está na moda é ir para as bibliotecas ou centros comerciais. Permanece-se quentinho, sem gastar dinheiro!