quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Aposta entre Simmons e Tierney

Matthew Simmons é o autor do livro "Twilight in the Desert", que em 2005 passava a mensagem catastrofista do esgotamento do petróleo... John Tierney é um colunista do New York Times, mas daqueles à antiga, que não engole grandes baboseiras... Tierney observou estupefacto os comentários de Simmons numa entrevista ao New York Times, "The Breaking Point". Depois deu-lhe um toque, e perguntou-lhe se acreditava no que dizia, ao ponto de fazer uma aposta. Dois dias depois, a 23 de Agosto de 2005, edita uma notícia com os termos da aposta:

Mr. Simmons said he favored a simpler wager, based on his expectation that the price of oil, now about $65 per barrel, would more than triple during the next five years. He said he'd bet that the price in 2010, when adjusted for inflation so it's stated in 2005 dollars, would be at least $200 per barrel.

Remembering a tip from Julian, I suggested that we use the average price for the whole year of 2010 instead of the price on any particular date - that way, neither of us would be vulnerable to a sudden short-term swing as the market reacted to some unexpected news. Mr. Simmons agreed, and we sealed the deal by e-mail.

Como qualquer um que siga o mercado do petróleo, é fácil perceber que Tierney vai seguir as pegadas de Julian Simon. Matthew Simmons infelizmente morreu em Agosto, provavelmente de desgosto, mas na semana passada, os seus amigos concordaram que Tierney é o vencedor da aposta.

Por isso, é com surpresa que assisto a saltos para o abismo de pessoas que não fazem a menor ideia do que se passa. Como Miguel Madeira, que queria fazer uma aposta sobre o Aquecimento Global... Ele na altura não conhecia o Ecotretas, apenas os Insurgentes... Foi por estes últimos que tomei nota da loucura do Madeira, que num cenário de "La Niña" e num texto de miúdo do segundo ciclo, tenta arranjar alguém para apostar até Maio de 2011!!! E isto com base nos dados "massajados" do GISS da NASA??? Não tardaram a surgir comentários a desancar no coitado do Miguel, tal a "cretinice" da aposta...

Ontem Miguel contra-atacou, argumentando que a sua aposta se inspirava na aposta Ehrlich-Simon. Será que ele não se sabe enterrar ainda mais, ou pensaria ele que assim vingaria o curriculum desastroso das previsões de Ehrlich? Talvez ele agora descubra a aposta Tierney-Simmons, e ganhe juízo!