terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Falta de açúcar

Era evidente que mais cedo ou mais tarde iríamos chegar aqui. E a coisa vai piorar! Tenho vindo a referir os problemas dos biocombustíveis nesta tag. Mas com os problemas da falta de açúcar este fim de semana, regressei a este tema, porque certamente a maioria dos leitores ainda não percebeu porque falta açúcar nas prateleiras...

A maioria das notícias dá conta da subida dos preços internacionais, como justificação para a falta de açúcar. E é verdade, o preço do acúcar está em máximos dos últimos anos, conforme é visível no gráfico ao lado. Mas porque sobe? Por uma razão simples: porque em vez de se andar a produzir açúcar, anda-se a produzir etanol. E ainda se gabam disso nos foruns internacionais, como foi recentemente o caso do Brasil, em Cancún. Basta ver a página do Wikipedia dedicada à produção de etanol no Brasil, para perceber a dimensão do problema: só a área total plantada de cana de açúcar para produzir etanol é de 3.6 milhões de hectares, um pouco mais de um terço do território português!

Mas nós por cá, não nos podemos queixar, até porque sabemos contribuir para este problema do açúcar... Em vez de produzirmos beterraba, entregamos a produção a troco de uns cobres, conforme podem ver em muitos locais da Internet, como este. E se lerem o resto deste blog de Coruche, donde era a fábrica que fechou, percebe-se como a história está muito mal contada!

Actualização: Um leitor atento enviou-me uma nota de correcção, sobre a fábrica de Coruche, que efectivamente não fechou, mas apenas deixou de utilizar beterraba na produção, passando a refinar apenas ramas importadas. Mea culpa!