quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Tornados mais fortes?

Era evidente que os abutres sairiam das suas tocas por causa do tornado que assolou ontem a região Centro. Neste artigo da IOL, o meteorologista Manuel Costa Alves alertou que o fenómeno do aquecimento global deverá ter efeitos sobre a intensidade dos tornados. Mas onde vive este senhor? Esteve calor a mais ontem? Estamos no Verão? Rui Pereira, Ministro da Administração Interna, certamente com menos conhecimentos científicas neste domínio, assegurou que "isto é mesmo, literalmente, o diabo à solta". O Governo Civil está mais actualizado: segundo Carlos Catalão, chefe de gabinete da governadora civil de Santarém, Sónia Safona, "isto tem a ver com as alterações climáticas"

Mas qual é a verdade sobre os tornados? Eles sempre existiram, conforme uma atenta leitura do fórum do meteopt.com revela. Aliás, até eu já não me recordava de alguns episódios dos últimos anos, lá arquivados. Na verdade, não há nenhuma relação entre o Aquecimento Global e a frequência de tornados, conforme a análise de vários papers peer-reviewed efectuada no WattsUpWithThat. O mesmo se confirma no site do NOAA, que mostram valores absolutamente normais.

O problema dos tretas de hoje é que não têm memória. Será que em 1954 já existia Aquecimento Global? Será que isso explicou o maior tornado registado em Portugal? Vejam o detalhe nesta excelente entrada, donde retirei a foto acima. Quantos mais não terá havido, mas quando a televisão não chegava lá...