Assunção Cristas continua a inventar à fartazana. Ela até admitiu o óbvio no início, mas isso não a impediu de começar logo a inventar com a questão das gravatas. Dessa invenção continuamos à espera de saber quanto foi a poupança, mas isso deve ser um segredo de Estado!
Agora, Assunção Cristas entendeu anunciar uma iniciativa chamada "Vamos Plantar Portugal". Ela até disse que se cada português plantasse uma árvore, o PIB aumentaria, a nossa riqueza aumentaria e a nossa contribuição para a diminuição das alterações climáticas aumentaria.
Mas a Ministra está enganada e continua muito mal assessorada. Quando plantamos uma árvore, o PIB não aumenta. Quando utilizamos os seus frutos, tiramos partido dela, ou a cortamos, aí sim o PIB pode aumentar! Quando a plantamos, só estamos a ter custos... Acresce que, depois de as plantarmos, nada fazemos para cuidar delas! O nemátodo apareceu há uns anos atrás, mas nada se faz para resolver o problema, tendo-se considerado que a luta na erradicação está perdida!
E depois, há os fogos florestais... De vez em quando há uns anos em que não acontece nada. Mas na maioria dos anos andam uns milhares a tentar apagar o fogo, uma Missão Impossível à Portuguesa, para esturricar mais um bocado do PIB. E as asneiras somam e seguem! Entretanto, as florestas nacionais e internacionais ao arder, emitem 30% do CO2 mundial!
São poucos os que têm ideias claras sobre a matéria. Vejam as posições de Paulo Fernandes e Henrique Pereira dos Santos. Mas sobre uma coisa não há dúvidas: estar a plantar árvores nestas condições e neste País, é uma grande asneira, não aumenta o PIB, nem a nossa riqueza, e apenas aquece o Planeta!
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Mais uma árvore pró fogo
Etiquetas:
Florestas,
Ministério Ambiente