sábado, 7 de fevereiro de 2009

Arrefecimento Global mata em Marrocos

Enquanto Portugal aguenta mais uns quantos temporais e nevões, que os mais antigos têm dificuldades em lembrar-se de um ano igual, não precisamos de olhar para Norte para procurarmos as pistas do Arrefecimento Global.

A Sul, em Marrocos, vive-se um dos piores temporais das últimas décadas. Dezenas de pessoas morreram devido ao mau tempo das últimas duas semanas. Cerca de 500 casas foram destruídas pelo temporal, embora muitas delas sejam de construção humilde, deixando milhares de desalojados. Somem-se ainda quatro escolas, um hospital, e duas pontes! Os níveis de precipitação superam várias vezes os valores médios, tendo dado origem a cheias monumentais, com destruição também de muitas culturas.

Mas ainda há pior! Seis crianças, todas da mesma família, morreram dentro da mesma casa. E morreram porque o telhado da sua casa desabou, porque estava coberto de neve, e o peso era demasiado! Em algumas partes do norte de Marrocos, na região de Rif, a neve acumulada alcançou os nove metros, completamente insólito!

www.larioja.com/20090207/mundo/peor-temporal-lluvia-nieve-20090207.html