quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Recompensa da multa

Muitas são as notícias que tem vindo a lume sobre os incêndios recentes da Austrália. Sobre as desgraças humanas, ecológicas e outras, já muito se falou. Sobre as causas, pouco, quase todas atribuídas ao Aquecimento Global.

O que poucos sabem é que a Austrália tem políticas muito fortes de protecção da Natureza. A proibição do corte de árvores e mesmo de mato são uma imposição da política Verde, deste e de anteriores Governos. O resultado desta política Verde é uma natureza negra!

No link abaixo podemos nos congratular com a história de uma família. Liam Sheahan, em 2002, pegou num bulldozer e arrancou 250 árvores na sua propriedade, para proteger a sua casa do fogo. Foram perseguidos e acabaram por ter de pagar cerca de 100.000 dólares australianos de multas e custas judiciais. Agora chegou a recompensa: Todas as casas à volta da sua arderam, em vários quilómetros. Mas a sua ficou incólume, bem como o terreno à volta.

O mesmo está prestes a acontecer em Portugal. Como Henrique Santos refere no seu blog ambio, "ficou nessa altura (fogos de 2003/2005) claro que a questão da gestão de combustíveis é central na matéria.". E tudo o que está a ser feito está a sê-lo no sentido errado.

Por isso, preparem-se! O próximo Verão em Portugal pode ser muito parecido. Especialmente depois destas últimas semanas de chuva, que muito vão contribuir para o crescimento da massa florestal.

www.smh.com.au/national/fined-for-illegal-clearing-family-now-feel-vindicated-20090212-85bd.html