sábado, 28 de fevereiro de 2009

buuuu!

As investidas do Tomás de Montemor, na revista Notícias Magazine, são um dos motivos pelos quais deixei de a ler. Mas de vez em quando, lá tropeço nela algures. No último fim de semana, lá tropecei outra vez, na seguinte discorrência:

Os australianos estão agora convencidos de que o clima está a mudar. Neste último mês foram assolados pelos piores dilúvios, ciclones e incêndios (em que arderam mais de três milhões de hectares e morreram cerca 200 pessoas) de que há história. É por estas e por outras que há muito que aviso que ser céptico quanto aos efeitos dos gases estufa é o mais próximo da estupidez... de que há história.


O que motivou o seguinte e-mail de protesto para faca.ouvir@noticiasmagazine.com.pt:

Na edição 874 da Notícias Magazine, de 22 de Fevereiro, Tomás de Montemor investe na associação entre o gases de estufa e os incêndios ocorridos recentemente na Austrália. Tal associação tem ainda implícita os conceitos de Alterações Climáticas e Aquecimento Global. O que pessoas como o Tomás de Montemor descohecem, é que tais fogos tiveram outras origens, especialmente uma gestão criminosa da floresta australiana, influenciada pelos pensamentos ecologistas. Não sou eu que o digo, são os australianos bem informados!

Para perceber do assunto, é preciso primeiro verificar que no passado houve fogos bem maiores. Nomeadamente em 1851, 1939 e 1944, em que a área ardida chegou a ser várias vezes superior à deste mês. E não havia notícias de Aquecimento Global nessa altura. Depois, perceber que a política Verde australiana impede as pessoas de se protegerem, nomeadamente criando uma área de segurança à volta de suas casas. Que o diga Liam Sheahan, que pagou uma multa de 50000 dólares australianos por ter cortado árvores em 2002, para proteger a sua casa. Hoje, é a única que permanece de pé na zona, pelo que o valor da multa teve finalmente o seu retormo. No final de contas, o resultado desta política Verde é uma Natureza negra!

Curiosamente, não há consciência que este cenário está prestes a repetir-se em... Portugal. A gestão florestal tem sido desastrosa, e ainda não apreendemos com os fogos de 2003 e 2005. Em vez de nos preocuparmos com a gestão dos combustíveis florestais, temos investido em meios de combate, e os governantes congratulam-se com os resultados! Este ano, com a precipitação já verificada, bastarão uns dias de calor para que os Kamovs, e companhia, de nada valham!