quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Envolvendo glaciares em cobertores


As ideias malucas de proteger o planeta são cada mais ridículas. Jason Box, um especialista em glaciares, da Universidade de Ohio, engendrou uma nova forma de impedir os glaciares de derreterem: cobri-los com cobertores reflectores. Assim, os cobertores, sendo brancos, reflectirão a luz solar, e a neve/gelo por baixo deles permanecerá... branca?

Mas, o que não dá para imaginar é como é que eles cobrirão os glaciares? Primeiro, camiões e outros equipamentos pesados estão a ser utilizados para fazer uma demonstração da teoria. A quantidade de energia que estão a consumir obviamente não foi divulgada. Mas esse é o menor dos problemas. Como é que os cobertores se aguentarão perante as tempestades é uma incógnita. Mas eu penso que eles ainda não pensaram no pior: como é que vão fazer no final do Inverno, quando os cobertores estiverem cobertos por vários metros de neve??? Irão lá colocar outros, e outros? E dar cabo da paisagem, e do gelo, como as fotos documentam?

Acho que não. Acho apenas que eles conseguiram fazer umas férias de snowboard bem passadas, à custa do Aquecimento Global!

www.telegraph.co.uk/earth/environment/climatechange/4689667/Wrapping-Greenland-in-reflective-blankets.html