terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Doentes sem carne

No Reino Unido vai ser assim! Nada de carne nos hospitais, porque isso faz mal ao Aquecimento Global. Não interessa o que digam os nutricionistas, pois o Dr. David Pencheon, director da Unidade de Desenvolvimento Sustentado do NHS (Serviço Nacional de Saúde) do Reino Unido, referiu que tinha que se agir, cortando o nível de emissões do sistema, poupando igualmente no dinheiro e oferecendo um melhor serviço. Pergunta ele: "Como serão os cuidados de saúde em 2030-2040 numa sociedade com muito pouco carbono? Não será nada como hoje."

As estatísticas que arranjaram são engraçadas. O NHS é responsável por 3% das emissões do Reino Unido, e se fosse considerado mundialmente, seria o 81º maior poluidor do mundo, entre a Estónia e o Bahrain. Um quinto das emissões derivaram do transporte, e outro quinto dos edifícios. A percentagem da carne é que não consegui atingir...

Mas o que interessa isso? Nada no relatório produzido parece interessar-se pelos doentes... Se isto chega cá a Portugal, será concerteza uma boa razão para fechar mais hospitais e centros de saúde. E até ao seguinte pensamento, será um tiro: "Quantos mais morrerem, menos CO2 emitirão!"

www.guardian.co.uk/society/2009/jan/26/hospitals-nhs-meat-carbon