sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Morrer de frio no Reino Unido


Na sequência do artigo anterior, um leitor enviou-nos um artigo surpreendente do mês anterior, da BBC, sobre o excesso de mortes pelo frio no Reino Unido. No início do ano havíamos apresentado a verdade inconveniente sobre este tipo de mortes no Inverno 2007-2008.

No Inverno anterior, 2008-2009, a quantidade de mortes em excesso, foi de 36700, um acréscimo de 49% relativamente ao ano anterior, e o valor mais elevado dos últimos nove anos! A maior quantidade de mortes em excesso ocorreu na população mais envelhecida. A distribuição por sexo foi igualmente significativa, com 21400 mortes em excesso no sexo feminino, e 15300 no sexo masculino.

A correlação com as temperaturas parece significativa, em função do Inverno anterior ter sido o mais frio desde 2005-2006. A correlação com a política é também interessante, com Andrew Harrop, de uma Associação preocupada com os mais velhos, a não compreender como se morre mais do frio no Reino Unido, quando comparado com outros países mais frios, nomeadamente da Escandinávia. Será por causa da preocupação com as Alterações Climáticas do governo de Gordon Brown? Sem dúvida, porque como refere Harrop, cerca de 40% das pessoas mais idosas cortaram no aquecimento, para pouparem dinheiro, devido ao elevado custo da energia!