sábado, 2 de outubro de 2010

Contas e Ondas furadas

Em As escolhas do Beijokense descobri mais uma piedosa mentira do nosso primeiro ministro: que a potência instalada das energias renováveis mais do que triplicou entre 2004 e 2009:

The country's installed renewable energy capacity more than tripled between 2004 and 2009

A consulta dos dados da DGEG revela uma subida(tem que carregar uma e outra vez no link, para funcionar: não me perguntem porquê, mas sim à DGEG) , mas mesmo assim bastante inferior ao dobro, como refere o Beijokense. O que o Sócrates deveria querer, era incluir valores virtuais, como as licenças de barragens atribuídas no âmbito do PNBEPH. Mas até essas contas estão engatadas, como no caso do mexilhão, mas sobretudo porque efectivamente não estão instaladas... Mas todos sabemos que isto do dobro ou do triplo é um conceito muito complexo para o nosso Primeiro Ministro, como o vídeo abaixo, num momento memorável, documenta.

Mas quando ainda me confrontava com estes números, tropecei na potência das ondas. Todos sabemos o fiasco que foram as Pelamis, mas a DGEG continua a contar 4.2 MW de potência de Ondas/Marés, conforme se pode ver na imagem acima. Ou seja, quem nos garante que os restantes valores estão correctos? Que haja eólicas que não estão construídas? Barragens que não servem para nada? A partir do momento que mantêm estes valores, os dados da DGEG perdem toda a credibilidade!