segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ursos polares com alta tecnologia

Muitos ecologistas temem que o urso polar possa desaparecer por causa do suposto Aquecimento Global. Ele é o "coitadinho" dos alarmistas, mas ele de coitadinho tem muito pouco. Deixo aos leitores exemplos recentes das capacidades destes animais notáveis. Na imagem ao lado, podem ver o urso cioso da sua privacidade, que perante uns turistas da natureza, intrometidos no território doutrém, resolveu levar para os ursinhos umas fotos digitais, a máquina digital, e o respectivo tripod.

No segundo exemplo, vários relatos de pesssoas no terreno confirmam que, ou se mantêm estáveis os números destes animaizinhos perigosos, ou que os mesmos estão mesmo a aumentar. Estes valores são obtidos no terreno, e não dos números expelidos por um qualquer simulador de computador. Os relatos incluem igualmente observações de mães ursos com 3 ursinhos, em vez do tradicional um ou dois, devido essencialmente à grande quantidade de focas, que tem possibilitado uma boa alimentação aos ursos polares.

De desconfiar são os argumentos apresentados pelos caçadores, os quais têm contribuído muito mais para a morte dos ursos polares, que o Aquecimento Global. E que têm andado activos este ano, como é o caso de David Kuptana, que abateu um urso híbrido de segunda geração, filho de ursa polar também híbrida, e de um urso pardo. Preparem-se para ouvir isto nas notícias, porque a culpa será do Aquecimento Global, e não da teoria evolutiva de Darwin.

Isto do urso polar, é pois, uma coisa para machos, conforme pode ser visto nesta notícia recente, relativa ao primeiro ministro russo, Vladimir Putin, a colocar mais tecnologia nos ursos polares russos. Mas neste exemplo, como em tantos outros, a associação ao "coitadinho" do urso polar é apenas para a fotografia. Os interesses são obviamente outros...