sexta-feira, 28 de maio de 2010

Verdades sobre carros eléctricos

Os portugueses que já ouviram falar do carro eléctrico, andam a sonhar com um futuro risonho, com muitos descontos, e gasosa quase de borla. É isso o que os políticos mentirosos andam a prometer! À medida que se vai descobrindo a verdade, vamos ficar a saber que todos estes actores que andam a engordar à nossa custa, não vão querer obviamente fazer dieta...

As noticias que saíram ontem no Diário Económico são um exemplo. Vejamos apenas o início:

As empresas que queiram disponibilizar aos seus clientes postos de carregamento para carros eléctricos terão de pagar três mil euros por cada coluna central de abastecimento. Isto no caso dos postos que fazem os carregamentos mais lentos, conforme revelou a Efacec, empresa que criou estes equipamentos eléctricos.

Estão a ver como não vai ser ligar o carro na ficha eléctrica? Nã, nã! Estas tomadas vão ser especiais de corrida:

O investimento necessário para ter postos de carregamentos, contudo, não se fica por aqui. A esta coluna central terão de ser ligadas várias saídas de carregamento, semelhantes a tomadas - cada uma, adianta a Efacec, vai custar 1.500 euros.

Mas ainda se pode pensar que o custo é para o sistema de meter as moedinhas, a gestão, etc? Nã... Para os particulares também vai haver tomadas especiais:

A Siemens vai produzir sistemas de carregamento para veículos eléctricos a instalar nas habitações, no âmbito do programa de mobilidade eléctrica (MOBI.E) que está a ser desenvolvido pelo Governo, anunciou esta sexta-feira o presidente do grupo em Portugal.

Será que ainda vamos ter saudades das bombas de abastecimento?