terça-feira, 3 de agosto de 2010

Atóis a crescerem

A notícia de que os atóis do Pacífico, em vez de se estarem a afundar, estão a ganhar terreno, está-se a espalhar lentamente, pois é uma notícia muito inconveniente! Ao invés, a invasão de notícias acerca dos perigos do seu afundamento deverá estar na moda esta semana, dado que está a ocorrer uma série de reuniões naquela zona do Globo. A primeira ocorreu em Port Vila, capital de Vanuatu, e envolveu o grupo do SIS (Smaller Island States). Amanhã realiza-se o 41º Fórum das Ilhas do Pacífico (PIF), e a intoxicação dos Media deverá ser grande...

O tema do crescimento dos atóis já tinha passado há dois meses no Watts Up With That. Como escrevi então nos comentários do blog de Anthony Watts, nada de novo para o Ecotretas, que já tinha constatado o mesmo no final do ano passado!

O paper "The Dynamic Response of Reef Islands to Sea Level Rise: Evidence from Multi-Decadal Analysis of Island Change in the Central Pacific" de Arthur P. Webb e Paul S. Kench, utilizou uma técnica bastante simples: comparou fotografias dos atóis da Segunda Guerra Mundial, com fotografias da actualidade. Os resultados são avassaladores, com 43% dos atóis a registarem um aumento de área, enquanto outros 43% permaneceram estáveis. Nalguns casos, verificaram-se aumentos de 5.6 hectares por década, o que tendo em conta a dimensão dos atóis é particularmente notável! Apenas 14% dos atóis registaram uma diminuição de área. Das próximas vezes que ouvirem os palhaços lá do sítio a queixarem-se, lembrem-se como eles são mentirosos!