sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A Fé do Aquecimento Global

No seguimento do post da última quarta-feira, sobre Espiritismo e Ecologia, começo aqui uma série de posts sobre a doutrina do Aquecimento Global. Embora não sendo um especialista sobre Religiões, farei uma aproximação às evidencias de proximidade entre os dois conceitos.

Um conceito central nas religiões é o da . A Fé é um conceito bem expresso pelas palavras de Francisco Ferreira, na entrevista com o saudoso Rui Moura, em que o primeiro debita um "Tomara eu acreditar no que diz", que mereceu de Rui Moura pronta resposta: "A Ciência não é de acreditar e não é, digamos, uma Religião. Na Religião é que há quem acredite e quem não acredite. Isto aqui tem que se provar!"

Os alarmistas gostam de utilizar o nome da ciência, mas não gostam do seu método. Proclamam o Aquecimento Global, assim como proclamaram o Arrefecimento Global há umas décadas atrás. Para eles não há lugar ao cepticismo; para os restantes, há que acreditar no Aquecimento Global, e ponto final. Mesmo para o clero, o que interessa é existir uma forte convicção de que algo seja verdade, como o demonstra, por exemplo, a activista do Greenpeace nesta célebre reportagem.