sábado, 9 de julho de 2011

Chover ao fim de semana

Quando ao fim de semana chove, é típico lamentarmo-nos do sucedido. Especialmente no Verão. Ana Monteiro, Professora Catedrática da Universidade do Porto, elaborou em 2001, um artigo intitulado "O impacte da poluição atmosférica na precipitação ao fim de semana - um estudo de caso no Porto (1978-1998)". Nele se chega à conclusão interessante de que durante 20 anos, o número de fins de semana em que choveu, pelo menos num dos dias, foi de 54% (589 em 1096 fins de semana)!

Pessoalmente, tenho algumas dúvidas dos resultados do estudo. Interessante teria sido a comparação com algum local próximo, não tão urbanizado. Interessante seria também tentar perceber porque chove menos à quarta-feira e Domingo, conforme a imagem acima, que determina a frequência de ocorrência de precipitação no Porto em cada um dos dias da semana do período 1978-98.

Da observação das referências do estudo, verifiquei ainda outras publicações particularmente interessantes. Nesta, Daniel Rosenfeld observa que a poluição do ar, em ambientes urbanos e industriais, suprimem a ocorrência de chuva e neve. E neste artigo, Junkermann et al. abordam como diferentes utilizações da terra podem suprimir a precipitação.

Mas o que interessa é que depois de ter este post preparado há muitas semanas, só neste fim-de-semana é que a chuva voltou ao Porto! Para aqueles lados, muitos estarão a pensar onde pára o Aquecimento Global? O que lhes vale, é que segundo as estatísticas de Ana Monteiro, é muito menos provável que amanhã chova...