segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Praia de Madrid

O Expresso parece ter um conjunto de cronistas verdadeiramente inspirados. Depois do capote alentejano de ontem, um leitor indicou-me outro artigo da edição de há uma semana atrás, de Luís Marques, a gozar com o infeliz argumento do ministro das Obras Públicas, António Mendonça, de Lisboa poder vir a ser a Praia de Madrid. É uma ideia verdadeiramente idiota, como oportunamente o Blasfemias a classificou! Mas o artigo do Luís Marques enquadra a idiotice do ponto de vista climático, seguindo-se alguns extractos, com realces da minha responsabilidade:

O ministro das Obras Públicas deu um novo e extraordinário argumento em defesa da linha de TGV entre Lisboa e Madrid. Diz ele, que os espanhóis da capital estão ansiosos por vir a banhos às praias de Lisboa.

Mas quando o calor aperta não há dinheiro que pague um banho de mar, numa bela praia portuguesa. Já deve haver milhares de madrilenos a suspirarem pela inauguração da linha de alta velocidade, que os tirará do sufoco que se abate sobre Madrid durante o Verão.

Esta brilhante tese, tem um problema. O Verão dura três meses. Há que resolver a questão de saber como ocupar os restante nove. É claro que há a esperança do aquecimento global, que nos poderá trazer o Verão durante todo o ano. Pode ser que, quando o TGV estiver concluído, o buraco do ozono esteja tão grande que, em Lisboa, Dezembro esteja transformado num radioso Agosto.

Afinal, a cimeira de Copenhaga foi um fiasco e o mais provável é que a emissão de CO2 continue a fazer o seu trabalho. Precisamos de sol, muito sol, mesmo no Inverno. Disso depende a viabilidade do TGV e ninguém quer que o TGV seja um fiasco.

A não ser que o nosso destino seja aquele que antecipa o ministro das Obras Públicas. Ou seja, uma grande praia para os acalorados castelhanos, onde o nosso papel é servir tapas e refrescos.