sábado, 27 de fevereiro de 2010

Previsões, leva-as o vento



A tempestade que ontem se abateu sobre o país foi amplamente anunciada na Comunicação Social. Depois do desastre das previsões acerca do que aconteceu na Madeira, o Instituto de Meteorologia não podia fazer a coisa por menos, e declarou o alerta vermelho para quase todo o Norte e Centro do país, conforme pode ser visto na primeira imagem acima. Conforme se pode observar nas próprias páginas do IM, o alerta vermelho relativamente ao vento é considerado quando a velocidade média do vento ultrapassa os 90 Km/h.

O problema é que os valores previstos ficaram muito longe da realidade. A observação dos próprios dados do IM, no período mais crítico, e que está visível na segunda imagem acima, revela que às 16 horas, a velocidade máxima havia sido registada no Porto, com cerca de 60Km/h. Esta velocidade do vento nem sequer o alerta laranja justifica! No site do SNIRH são disponibilizados dados muito mais detalhados, que confirmam os dados dos ventos médios. A primeira imagem na segunda linha acima é relativa à estação mais a norte, supostamente onde os impactos seriam máximos. Apenas momentaneamente passou os 40 Km/h. Pelo resto do país as velocidades apenas ligeiramente superaram os 60 Km/h, conforme se pode ver nas imagens seguintes.

A verdade final é que as previsões do Instituto de Meteorologia sairam completamente furadas. Os ventos passaram muito ao largo da costa portuguesa, revelando as ineficiências das previsões, mesmo a algumas horas de distância!