sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Contra-informação à Zorrinho

Carlos Zorrinho foi o encarregado de "malhar" ontem na petição da DECO. Como a DECO avançou com um custo das renováveis de 800 milhões, o secretário de Estado da Energia avançou com uma poupança equivalente, em energia fóssil.

Estes políticos de meia tigela enganam facilmente os jornalistas. Mas como ainda há memória na Internet, vejamos o que se dizia no passado. Comecemos pelo mês passado, e vejamos o que dizia o Sócrates:

"O nosso défice comercial depende da questão energética", lembrou, assinalando que em 2010 as energias renováveis permitiram poupar 700 milhões de euros de importações de petróleo.

Em Abril passado, Zorrinho tinha uma noção que a poupança era de 500 milhões:

O secretário de Estado da Energia sublinhou hoje que "todos os anos importamos menos 500 milhões de euros em combustíveis fósseis pelo facto de produzirmos energias renováveis", disse Carlos Zorrinho numa conferência em Lisboa organizada pelo Económico.

Mas parece que a maior verdade terá sido dita nos Estados Unidos. Em Setembro, o Primeiro Ministro dizia na célebre conferência do "Bad English" que a poupança era de 100 milhões:

O primeiro-ministro considerou ontem que a reforma estrutural com melhores resultados na economia incidiu na área das energias renováveis, dizendo que permitiu a Portugal poupar 100 milhões de euros anuais em importações de petróleo.

Em quanto é que ficamos, afinal?