sábado, 27 de novembro de 2010

Poupança no carvão

A posta de ontem de manhã, relativa à contra-informação do Zorrinho, foi abordada em vários locais da Internet, com destaque para o Blasfémias. Estes políticos e a cambada de oportunistas que os rodeiam, avançam com números, mas justificações para eles, nem vê-las. Procurei um bom bocado ontem à noite, nos sites da EDP, ERSE, REN, DGEG, etc., mas nada de nada. Por isso tive que meter mãos à obra!

Lembremos que a poupança este ano está essencialmente à forte pluviosidade do primeiro trimestre, contas que alguns parecem não querer perceber. Não devemos esquecer igualmente que o sobrecusto das eólicas e solar na primeira metade de 2010 foi de 367 milhões de euros.

Neste primeiro post, iremos abordar quanto se poupou no carvão, um dos combustíveis fósseis substituídos pelas energias alternativas. Num post subsequente, irei abordar o gás natural. Segundo os dados da REN, a maior quebra de produção neste ano de 2010 verificou-se ao nível das centrais a carvão, pelo que será a parcela maior da poupança preconizada pelo Zorrinho.

O cálculo começa pelo site da DGEG (Direcção-Geral de Energia e Geologia). Dada a natureza estranha desse site, é preciso explicar como se chegam aos dados. Carrega-se em "Estatísticas e Preços" do lado direito do site, depois em "Carvão", e finalmente em "Estatísticas Rápidas". Nos ficheiros PDF desse site recolhem-se os dados do "Consumo Mensal de Carvão na Produção de Energia Eléctrica" do capítulo "H. Quadros Complementares".

Depois de sabermos quantas toneladas se consomem por mês, busca-se o valor do "NWE Steam Coal Marker", valor de referência em termos internacionais para o preço do carvão. Utilizamos o gráfico de 5 anos, utilizando o primeiro valor de cada mês. Como o valor da Bloomberg é em dólares, utiliza-se uma tabela de conversão para Euros. Utilizei os dados da Reserva Federal, disponíveis aqui.

Multiplica-se o consumo mensal pelo preço do início do mês, convertido em euros, e agregam-se os dados por semestre. O resultado é o gráfico acima. Se quisermos ser mauzinhos, a poupança deste primeiro semestre, em relação ao primeiro semestre de 2009, é de 77 milhões de euros, o que significaria uma poupança anual, nesta vertente de 154 milhões de euros. Mesmo que quisessemos ser bonzinhos, se comparassemos com o primeiro semestre de 2008, então a poupança semestral seria de 111 milhões de euros...

Curiosamente, este valor está muito próximo do valor projectado para os custos da energia que seria necessário comprar, ou produzir, caso não existissem eólicas. Por isso, é que tanta ênfase damos aqui no blog ao conceito de sobrecusto!