quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Estratégia para Cancún

Hoje deparei-me com um texto simples, mas muito elucidativo, do que se vai passar em Cancún, em menos de um mês. Em apenas alguns parágrafos se resume o que se está a passar nos bastidores, entre Copenhaga e Cancún. Desta vez, os políticos vão-se manter afastados, porque eles não gostam de estar associados a derrotas; este é um desfecho mais que certo, sobretudo com a crise financeira e o ditado dos esclarecidos eleitores americanos. E os políticos, esses trocas-tintas, já perceberam que agora só conseguirão votos dos lados dos cépticos...

Os países em desenvolvimento obviamente não estão disponíveis para continuarem na Idade Média. E já perceberam que não receberão senão o dinheiro habitual de Americanos e Europeus! Ou até cada vez menos... Porque também nós já pensamos mais na comida que havemos de pôr no prato no final do dia, e se tiver que ser bife de urso polar, que seja!

O dinheiro dos especuladores, esse obviamente já saiu para outros lados, como o fez Al Gore, da Chicago Climate Exchange, com os mais inteligentes a espetarem concerteza curtos! Enterrados estão os fiéis investidores, como muitos daqueles que entraram na EDPR, e agora estão completamente entalados... Mesmo os mais inteligentes ambientalistas estão em xeque: ao promoverem as eólicas e solar, vêem regressar o nuclear, a razão da nascença de muitas das mais importantes organizações ecologistas!

E quem percebe melhor isto que os Chineses? Vários trechos do Sun Tzu se aplicam facilmente. Em Copenhaga, numa pressão imensa, concordaram com nada. Não assinaram nada, nem sequer a declaração final. Apenas notaram que uma declaração tinha sido efectuada. E assim continuarão, porque têm naturais aspirações ao progresso!

Nota: Dêem uma vista de olhos a mais cartoons engraçados no site do Josh.