domingo, 21 de novembro de 2010

Morrer de frio


As previsões antecipam um Inverno particularmente frio para a maior parte da Europa. Segundo esta notícia de um jornal inglês, mais de cinco milhões de lares do Reino Unido lutarão para se manter quentes este Inverno. Pior, a quantidade de pessoas que morrerão de frio deve subir acentuadamente este ano, para o valor mais elevado de sempre, segundo a organização National Energy Action.

Estes dados vão de acordo ao que já abordamos aqui no passado. A situação este ano é ainda pior, por via das medidas de crise introduzidas no Reino Unido. Eles têm mesmo a noção de pobreza de combustível, que é definida como existindo quando um lar gasta mais de 10% do seu rendimento no aquecimento do lar. E isso acontece também por causa do tipo de construção e isolamento, bem como da subida dos combustíveis.

É por isso que não foi surpreendente ver outra página desta organização, onde se refere que a maior mortalidade de Inverno reside em Portugal e Espanha! E se alguém tem dúvidas sobre as vantagens do Aquecimento Global, vejam o gráfico acima, retirado de uma tese de Mestrado, onde se verifica claramente que se morre muito mais nos meses de Inverno, em Portugal!