Já há algum tempo imaginava como seria a assistência aos novos veículos eléctricos. Nos carros normais sabemos que quando falta o combustível, basta transportar uns quantos litros até ao veículo parado, para este poder (quase sempre) resumir viagem. Na verdade, este é um acontecimento raro, dada as autonomias de centenas de quilómetros, que chegam mesmo a superar o milhar de quilómetros, mas há sempre um ou outro distraído. Nos carros eléctricos a conversa é outra, pois com uma autonomia que em condições normais não superará muito os 100 quilómetros, as probabilidades de se ficar apeado são significativas...
A Nissan resolveu o problema com um camião especial de assistência, conforme se pode ver na imagem. O serviço é completo, com homens vestidos a rigor, mas pelas imagens parece-me uma grande perca de tempo, pois têm que esperar que as baterias carreguem. O camião só pesa 5 toneladas, arrastando um gerador eléctrico de 29 kW, alimentado a diesel! Fornecem uma carga durante 20 minutos, permitindo que o carro eléctrico ande mais 25 milhas...
O serviço, que para já é gratuito numa cidade do Japão, deverá ter que ser extendido. Cá para Portugal é capaz de haver alternativas mais baratinhas, como esta proposta da Eaton, que se resume a um gerador em cima de uma carrinha, ainda por cima com mau aspecto. Talvez nós portugueses possamos aproveitar para produzir uns carregadores mais jeitosos, para depois exportar uns quantos?
Mas, nem tudo são más notícias para os amantes dos carros eléctricos. Só quase tudo! Afinal, os veículos eléctricos não são tão verdes quanto isso... O estudo inglês refere que um carro elétcrico terá que percorrer 130000 Km, antes de começar a poupar CO2. E como um carro eléctrico anda às mijinhas, não mais de 100 Km de cada vez, está-se mesmo a ver que a maioria deles nunca chegará a poupar o que quer que seja! Pior, na Suécia, aparentemente o país com maior vendas de carros verdes per-capita, as emissões de gases de efeito de estufa na área dos transportes, aumentou!? Nos Estados Unidos, a maior parte das notícias goza com a GM, e o seu carro eléctrico. Enquanto outras constatam mesmo as fraudes neste domínio. E as sondagens mostram a completa indiferença pelos ditos cujos...
Finalmente, a cereja no topo do bolo: os dados de um Nissan Leaf, incluindo a posição presente, velocidade, direcção e destino, são enviados para qualquer feed RSS, no âmbito do programa Nissan CARWINGS. Algo que vai dar muito que falar nos próximos dias...
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Assistência para carros eléctricos
Etiquetas:
automóveis,
combustíveis