Uma das principais conclusões do estudo, e que já havíamos referido, é o facto de que o consumo das boxes ser o mesmo, quer estejam ligadas, quer desligadas. Isso faz com que apenas 1/3 do consumo se verifica quando está em utilização, com 2/3 do consumo a ocorrer quando a box não está a ser utilizada. Segundo as contas da NCDR, uma família terá um consumo anual de 446kWh,
A análise avaliou um conjunto de modelos de set-top boxes, e verificou que efectivamente quase todas continuam a consumir a mesma quantidade de energia, quando ligadas, ou desligadas, como a imagem acima refere. Felizmente, algumas já implementam estratégias inteligentes, como a set-top box da Sky, que consome 23 watts em modo ligado, e 13 watts em modo semi-adormecido, passando para um consumo inferior a 1 watt depois das 23 horas. Durante o final da noite e madrugada, a box acorda todas as meias horas para verificar se há alguma tarefa a executar (gravação de um programa), voltando depois a "adormecer"... Tudo para bem das carteiras dos seus possuidores, e do Ambiente! Enquanto isto não acontece nas set-top boxes portuguesas, desliguem-nas das tomadas!
Actualização: O presente post foi editado para corrigir contas do consumo anual por mim estimado, e que estavam incorrectas.