sexta-feira, 24 de junho de 2011

Vias de facto...

Miguel Madeira é um blogger que escreve no Vias de Facto. Por razões que nunca percebi muito bem, resolveu avançar com uma sugestão de aposta climática (realces da minha responsabilidade):

Que desafio proponho? Uma espécia de aposta: se em Maio de 2011 (dados que devem estar disponíveis em Junho) a temperatura média anunciada no site da NASA foi maior que 64 (isto é, a temperatura deste ano), ganho eu; se for menor que 49 (a média de 1998 a 2010), ganham os meus oponentes (seja lá quem forem, já que esta aposta é dirigida "a incertos"); se for entre 49 e 64 (acima da média, mas abaixo da deste ano), teremos um empate.

E prosseguiu com:

E qual o objecto da aposta? Simplesmente o (ou os) derrotado publicar um post a dizer que perdeu a aposta, a recapitualar os termos da aposta e a linkar para os vencedores. Se assim o entender, o vencedor poderá também publicar um post a dizer que ganhou (em caso de empate, ninguém terá que publicar post nenhum, mas também poderão publicar um post a dizer que houve empate).

Descobri esta palhaçada via O Insurgente, e fui tentar impingir-lhes algum juízo:

Isto de apostas só pode ser uma estupidez! A ciência não se faz de apostas! Embora haja uns tipos parvos, que até perdem!

A verdade é que o Planeta tem estado a aquecer nos últimos dois séculos. Não por causa do CO2, mas pelo facto de ter ocorrido uma Pequena Idade do Gelo. Assim como o nível do mar tem estado a subir: afinal, há 18000 anos atrás ele estava 120 metros abaixo donde está hoje! E, recentemente veio-se a descobrir que o fenómeno da Ilha de Calor Urbano é muito superior ao da subida das temperaturas médias, o que confirma a principal falácia da subida das temperaturas associadas ao CO2.

Finalmente, eu até alinhava nisto da aposta. Mas eu já sou o padroeiro dos meteorologistas, título que me foi proposto por uma personagem importante do Ambiente em Portugal, título esse que depois me foi negado... Portanto, convosco não vale a pena!

Por isso, deixem-se de apostas e investiguem melhor a polémica. Talvez fiquem mais iluminados!

Perante a ausência de apostadores, Miguel lá resolveu fazer meia aposta comigo:

Caro Ecotretas, vou aceitar o seu comentário como uma meia aposta.

Isto, se a temperatura for maior que 64, claro que não terá que fazer nada (afinal, você disse que não queria apostar).

Mas se for menor que 49, eu faço o tal post a dizer que você ganhou.

O valor para o mês de Maio foi de 42, o segundo valor mais baixo desde Setembro de 2008...

Esperei. Esperei... Como ainda não detectei nada no Vias de Facto, tomei a iniciativa de fazer este post. Até porque não tenho o email do Miguel... Para ver se ele se lembra de cumprir com o prometido...

Actualização: O Miguel fez o tal post. Fica-lhe bem!