quinta-feira, 23 de junho de 2011

kWh a 2600 euros

Um leitor interessado enviou-me um conjunto das ideias mais estúpidas associadas aos Ecologistas. Uma das mais estúpidas foi uma campanha realizada o ano passado pelo Crowne Plaza Hotel de Copenhaga, e que segundo a BBC, oferecia uma refeição a quem pedalasse numa de duas bicicletas do Hotel, ligadas a um gerador! A ideia era manter os hóspedes em forma, reduzindo simultaneamente a pegada de carbono do hotel!?

Para que tivessem direito a um cupão de 26 euros, os hóspedes teriam que pedalar durante uns estimados 15 minutos, produzindo pelo menos 10 Wh (watt-hora)! Este é claramente o valor mais elevado que vi pagar pelo kWh até hoje, e que atinge os 2600 euros por kWh. Para terem uma ideia de comparação, hoje em Portugal paga-se 0.1326 euros (+ IVA) por kWh na tarifa simples, o que significa que o Hotel paga pela energia produzida pelos seus hóspedes aproximadamente 18000 vezes mais do que o seu valor para o consumidor português!!!

Enfim, a estúpida campanha parece que correu de 19 de Abril do ano passado, durante um ano, ainda segundo a notícia da BBC. Ainda tentei ver se algum hóspede tinha relatado a experiência no tripadvisor, mas não tive pachorra para andar a expandir os muitos comentários... Mas segundo este site, já houve pelo menos 300 hóspedes a suarem as estopinhas para conseguirem a merecida refeição... Incluindo Stella Kamb, que podemos ver no vídeo abaixo:



Actualização: Pinto de Sá, em A ciência não é neutra, refere um exemplo mais interessante de produção de energia renovável em bicicletas, em Maricopa, arredores de Phoenix, EUA.