sábado, 18 de setembro de 2010

Chuva na seca


Depois de termos observado aqui no passado o ridículo da sua constituição, o Observatório de Secas, do Instituto de Meteorologia, voltou a dar notícias, na passada quarta-feira, ao final da tarde. Para dizer que em 31 de Agosto, se verificava em Portugal uma seca meteorológica fraca, especialmente nalgumas regiões do litoral norte e centro, como a imagem acima documenta!

Para grande azar do Instituto de Meteorologia, nalguns locais habitualmente mais secos do costume, como o Alentejo e Algarve, estava-se mesmo num cenário de chuva fraca! E no Norte, onde chove frequentemente, estava-se em seca moderada... Felizmente, a Mãe Natureza percebe mais disto do que o nosso IM, e por isso tratou de corrigir rapidamente a situação. E já começou a descarregar, talvez com exagero... no penico do céu! Para acabar com as tretas do Observatório...

Mas esperem! Está explicado porque há secas... É que nem o Instituto de Meteorologia deu pela chuva, como se pode ver pelo gráfico acima, retirado hoje de tarde do próprio site do IM.

Actualização: O post foi alterado para incluir gráfico do IM.