segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Mais buracos e a Agenda Digital

A notícia de hoje é o anúncio, pelo Governo, da Agenda Digital. Resumindo, vamos ter fibra óptica, mais serviços, mais conteúdos, explicações virtuais de Matemática (que tanto precisamos, como veremos já a seguir), e mais ... do mesmo. Para além de um crescimento de 1.8% do PIB, da criação de 15 a 20000 empregos, o Governo promete a redução de 1.4 milhões de toneladas de CO2?

Analisando a declaração, verifica-se que as conclusões são de um estudo designado "The Economic and Social Impact of Next Generation High Speed Broadband", da BCG. A análise do estudo revela algumas verdades inconvenientes, como o facto de sermos o país da Europa com menos produtividade (pag. 11). As propostas são discutíveis, como a da videovigilância (pag. 46), considerada durante o dia de hoje como uma paranóia, que visa "transformar isto num imenso campo de concentração". Ou o que pensar do regresso da tele-escola (pag. 48)?

Mas, nos cálculos do CO2, as barbaridades são ainda maiores. Os valores financeiros tomam o custo de um litro de combustível por 1 euro (pag. 101), mas não sei se eles terão ido abastecer a Espanha? Propõe-se cortar 8 mil milhões de quilómetros de viagens profissionais (pag. 101), mas depois dizem que Portugal vai receber muitos mais congressos (pag. 110). Pelo meio, não se encontram referências às retro-escavadoras: como pensarão eles abrir os buracos neste país, sem galerias técnicas (excepto na Expo), para enfiar toda essa fibra óptica? E quem alimentará de energia todas as set-top boxes que vão surgir??? Será que alguém ainda sabe fazer contas? Se não, o Programa também tem solução para isso, com umas explicações de Matemática, agora designadas por Tutor Virtual de Matemática (pag. 6)!

Adenda: Os estimados leitores não se fazem rogados, e enviaram-me um exemplo de como baixar a pegada ecológica e dispensar o Tutor.