terça-feira, 14 de setembro de 2010

O barrete das mini-hídricas vem aí!

Foi com enorme surpresa que li hoje uma notícia do Diário Económico, sobre um plano do Governo sobre novas barragens, que permitirá encaixar 500 milhões de euros. Ainda pensei que pudesse ser relativa à história do mexilhão, mas não! A notícia era relativa a mini-hídricas.

Mas como podiam as mini-hídricas justificar um valor de 500 milhões de euros? Quem no seu bom juízo poderia desembolsar esse dinheiro? Mas depois compreendi: o Estado propõe pagar a esses produtores de energia eléctrica 95€ por MWh. Mais do que paga neste momento aos produtores de energia eólica, facto que tenho exposto repetidamente neste blog... E propõe-se pagar esta tarifa durante 25 anos, num total de 45 anos de contrato?

Não há dúvidas de que a especialidade deste Governo é hipotecar completamente o futuro deste país. Pretende meter ao bolso 500 milhões de euros agora, à custa desta e da próxima geração, obrigando os contribuintes e consumidores a arcarem com este negócio ruinoso durante 25 anos!!! E ainda arruma os pequenos produtores, que não têm possibilidades de avançar com esse dinheiro inicial, para beneficiar os amiguinhos do costume? No processo, afunda a economia... E depois vai aparecer nas notícias como um grande feito! Acho que vou vomitar...

Actualização: Os termos do barrete estão definidos na Resolução do Conselho de Ministros n.º 72/2010.