sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Eólicas queimam electricidade

Um leitor enviou-me um link muito interessante para uma página, onde se descreve como os aero-geradores eólicos consomem energia eléctrica. Sim, é isso mesmo: em vez de produzirem energia eléctrica, também gastam! É claro que isto também acontece noutras formas de produção de energia eléctrica, mas é delicioso pensar que para além de todos os barretes aqui expostos, há agora mais um!
  • Controlo Yaw: Um aero-gerador tem que estar orientado por forma a tirar o máximo partido do vento. Para isto ser conseguido, motores eléctricos posicionam a cabina e as pás no sentido correcto. Para isso é preciso bastante energia, essencialmente devido ao peso da estrutura a ser movida. Há que somar ainda alguns movimentos para desenlace dos cabos de energia.
  • Controlo de potência: Há várias formas de o fazer, mas o controlo do pitch do rotor (que possibilita a rotação da pá em torno do seu eixo longitudinal) exige obviamente um consumo de energia.
  • Em ambientes frios, como são o topo das serras, e em climas mais frios que o nosso, é necessário aquecer as pás, e a cabina. Chegam a requerer 10% a 20% da potência nominal dos aero-geradores, como em circunstâncias de formação de gelo.

Há lá mais exemplos até hilariantes, como o caso de fazerem girar as pás durante as visitas guiadas! Ou então pô-las a girar para não entortarem...