domingo, 28 de agosto de 2011

Seca ... onde sempre existiram secas!

Filipe Duarte Santos é o tretas-mor do Ambiente em Portugal. Sempre que há uma oportunidade, o abutre aparece a reclamar a presa. Desta vez, a propósito da seca no chifre de África, o nosso especialista climático debitou o seguinte conjunto de aldrabices, num obscuro site comuna:

“Há indicações de que as secas naquelas regiões estão a se tornar mais frequentes e mais severas devido às alterações climáticas provocadas por algumas atividades humanas. Esta seca insere-se numa tendência, que se verifica por todo o mundo, de maior intensidade e frequências de secas nas regiões onde sempre existiram secas. Mas agora elas são mais prolongadas e mais severas”, disse.

Onde sempre existiram secas, há hoje secas? Até um parvalhão bêbado conseguia debitar uma conclusão destas! E agora são mais prolongadas porque duram dois anos??? E mais severas??? Bem, um sítio onde existiu seca durante duas décadas (não dois anos...) foi o Sahel.

Conforme já aqui referimos no blog, parece que tem chovido mais para aqueles lados. Um estudo recente, muito aprofundado, dá conta exactamente dos mesmos resultados... Será que esta chuva é também provocada pelas actividades humanas? O principal problema é que os Media continuam a dar cobertura a estes pseudo-cientistas da treta. Que nem sequer chegam aos calcanhares da minha avó, que sabia que não era possível esperar Sol na eira e chuva no nabal. É claro que continuará a haver secas em África, como sempre houve. Hoje no chifre, um dia novamente no Sahel... Tão prolongadas e severas como sempre foram. E tal como no passado, com os mesmos feiticeiros do tempo!