segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O paradoxo da poupança

Todos devem saber que os preços da electricidade voltaram a subir neste início do ano. Todos os consumidores sentiram também nos últimos meses o aumento do IVA. Mas porque aumentam os preços da electricidade? Para a ERSE, há três factores que justificam esse aumento:
  • Evolução do custo das matérias-primas energéticas e da energia elétrica nos mercados internacionais
  • Custos da Produção em Regime Especial (PRE)
  • Evolução do consumo de energia elétrica
Este último ponto é difícil de percepcionar, sem ler os detalhes (realces da minha responsabilidade):

Para o estabelecimento das tarifas de 2012, estima-se que o consumo de energia elétrica se situe cerca de 3% abaixo do valor homólogo de 2011.

Parte considerável dos custos a recuperar pelas tarifas são custos fixos que não variam com o consumo de energia elétrica. Estes custos correspondem, essencialmente a: (i) investimento em infraestruturas de redes; (ii) custos de interesse económico geral e de política energética e (iii) ajustamentos tarifários referentes a anos anteriores.

Nessa medida, quando há uma diminuição do consumo de energia elétrica verifica-se o aumento destes custos por unidade de energia elétrica.

Ora, por aqui é fácil perceber como aqueles que nos dizem para poupar energia estão errados! Porque quanto mais pouparmos colectivamente, mais pagaremos? É esse o paradoxo: se pouparmos mais kWh, pagaremos mais pelo kWh. E se não poupássemos, não passaríamos a pagar menos?

Cúmulo do paradoxo: Atitudes como as das gravatas, da Ministra Cristas, contribuem para que os Portugueses paguem mais pela electricidade!